CONSULTA DOMICILIAR 20/09/23
Médica: Naila
Observador: Nicolas
Prontuário do paciente:
Paciente Simplicio Martins, nascimento 4 Fev 1958, 65 anos , viúvo, nasceu e mora em São Paulo, aposentado. Queixa: muito xixi, sede intensa. Toma Metformina para diabetes, há 5 anos não vai ao médico. Lazer: quinta a domingo vai ao baile. Alimentacao: muita agua, queijo prato, arroz e feijão, frango frito, parmegiana, bolacha. Não ingere bebida alcoolica, não usa drogas, fuma cigarro feito por ele 6 a 10 por dia. Sono bom 22h – 6h30. Não faz exercício. Não tem alergia. Vacinas em dia. Não tem parceiro sexual fixo e não usa camisinha. Muita cafeína. Irmao e pai tem diabetes. SIFE espera ajudar em relação ao excesso de xixi. FC: 72bpm, FR: 14, PA 120x85hmg, Tem 36 graus. Estado geral bom, mucosas com liquido, cebelos e unhas sem alterações. Pulsos com amplitude, intensidade, frequência regulares. Sem achados de linfonodos. Orofaringe preservados.
Combinados:
Melhorar alimentação diminuindo a quantidade de frituras, incluir frutas na dieta.
Diminuir a quantidade de cigarros gradativamente de 6-10 para 3-5 por dia
Diminuir a quantidade de café para 1 ou 2 copos, diminuir o açúcar no café.
Incluir caminhadas até padaria, mercados próximos. Ir em grupos da UBS de exercício e 3 idade.
Incluir preservativo em sua vida sexual visando prevenção de IST.
RETORNO SIMPLICIO - 25/10/23
Médica: Naila
Observador Interno: Simony
Observador Externo: Thiago
Paciente Simplicio apresentou-se na UBS no dia 25/10/23 referindo queixa de tosse obstrutiva. Relata também ter passado nervoso ao brigar no baile quando outro homem estava importunando sua amiga.
Relata que esta urinando demais, aumentando suas idas ao banheiro.
Não foi mais ao bar. Está tendo queimação durante a noite após alimentação.
SIFE foi colhido pela estudante de medicina Naila Canato que prosseguiu com exames.
Combinados: Oriento a melhora na alimentação através da ingestão de alimentos de melhor qualidade nutricional, evitando fritura e adicionando frutas e legumes, visando também melhora na sintomatologia gástrica. Visando melhora da qualidade de vida oriento também a diminuição do consumo de café para até 2 copos americanos por dia dosando sempre a quantidade de açúcar (mencionou utilizar 2 colheres de sopa de açúcar), a utilização de preservativo em suas relações sexuais e a diminuição do uso de cigarro para até 4 cigarros ao dia.
Encaminhado para grupo da UBS para melhorar convívio social (desde a briga tem evitado sair), estimular a prática de exercícios e melhora da questão psicológica.
Medroom
Abordamos novamente o caso do Simplício que menciona tosse e sintomas gástricos após aumento da dose de metformin 500 mg para 2x ao dia. Arrumou briga no bar que frequenta gerando um hematoma e a perda da vontade de sair. Poliúria diminuiu, retornando a normalidade na urina após o aumento da medicação, porém sentiu que começaram sintomas gástricos. Relata que os sintomas ocorrem também durante a alimentação.
Sente "gastura" durante a noite porém está indo dormir por volta das 00h00 hs.
Nega melhora na alimentação e refere que por conta de não sair mais acabou aumentando a quantidade de cigarros de palha para 15 unidades ao dia.
Começou tratamento na UBS onde começou a fazer caminhada.
Se mostra interessado em melhorar suas alimentação, reduzir o cigarro, e prosseguir com seu tratamento junto a UBS.
Prática
Hoje treinamos novamente toda parte de avaliação cardiológica e pulmonar (observação, palpação, percussão, frêmitos, ausculta e toda parte propedêutica envolvida). Acredito que ficamos mais tranquilo quanto a realização dos exames. Treinamos também no boneco simulando sons normais e alterados, visando treinar a percepção em nossa ausculta. Acho uma ferramenta extremamente interessante poder utilizar o aparelho para simular alterações e assim ir me familiarizando.
Reflexão:
Hoje achei a prática com boneco muito interessante. Me foi permitido mexer no aparelho que simula as auscultas envolvidas e lá pude simular diversos casos com alterações para me familiarizar com a ausculta. No Medroom acredito que as coisas acabam sendo corridas devido o tanto de informações que colhemos (hoje temos diversos parâmetros para contemplar além da anamnese, como medição de peso e altura, aferição de sinais como PA, FC, FR, palpação de linfonodos, ausculta pulmonar e cardíaca).
É interessante observar a consulta e perceber que cada um tem sua forma distinta e particular de conduzir, apesar de sempre se ater a princípios básicos necessários. Achei que a Naila se saiu muito bem apesar de ter ficado apreensiva e receosa com as auscultas.
Hoje também foi aniversário de 40 anos de nossa amiga Naila <3
Bibliografia:
PORTO, Celmo C. Semiologia Médica. 8. ed. Grupo GEN, 2019. p. 267- 287. E-book. ISBN 9788527734998. Disponível em: https://integrada. minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527734998/.
MARTINS, Mílton de A.; et al. Semiologia Clínica. 1. ed. São Paulo: Manole, 2021. p. 102-110. E-book. ISBN 9786555765250. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/ books/9786555765250/.
BICKLEY, Lynn S.; SZILAGYI, Peter G.; HOFFMAN, Richard M. Bates – Propedêutica Médica. 13. ed. Grupo GEN, 2022. p. 390-403. E-book. ISBN 9788527738484. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca. com.br/#/books/9788527738484/.
Comentarios