Paciente: Tania Heliodoro - 31 anos
Tânia Heliodoro, 31 anos, casada, mãe de dois filhos (vive com seu esposo e filhos) apresenta dor no lado direito há três dias, com piora no dia da consulta. A dor é localizada na região do hipocôndrio direito e se intensifica após as refeições, não apresentando fatores de melhora. Tânia mantém sua rotina e alimentação normal, mas passou a apresentar essa dor recentemente, associada ao consumo de alimentos, onde a dor parece piorar. Seu padrão alimentar inclui café com leite e pão com presunto, queijo ou mortadela pela manhã, seguido por café com leite e pão com frios à tarde, e macarrão ou algo mais rápido à noite, enquanto as refeições principais consistem em comida. Ela consome cerca de três xícaras grandes de café e 10 copinhos de 250 ml de água por dia (total 2.500 ml) e relata beber muito suco de caixinha e refrigerantes. Gosta de samba, pagode e bebe um pouco mais em festas, relatando uso de cerveja (600 ml) e cachaça.
Tânia nega tabagismo e uso de drogas, e relata que seu sono, que geralmente é bom, tem sido interrompido por causa da dor. Relata acordar de 2 a 3 vezes durante a noite, o que não a tem deixado descansar satisfatoriamente.
SSVV: T: 37,8ºC / PA: 120x65 / FC: 62 BTM / FR: 12 IRPM
Exame físico: ao exame abdominal não revela anormalidades, com ausculta e presença de ruídos hidroaéreos normais, e palpação sem massas ou sinais de visceromegalias. O sinal de Murphy é positivo, mas o sinal de Giordano é negativo o que evidencia uma possível alteração de fígado ou vesícula biliar.
Conduta: Orientada sobre a necessidade de mudar padrões alimentares por conta de uma possivel alteração em vesícula biliar. Precisa melhorar a ingesta hídrica, a alimentação, preferencialmente sem gorduras e industrializados. Orientou passar com Dra. Soraya para confirmar a suspeita diagnóstica através de exames complementares.
Feedback colegas: A Naila conduziu a consulta com muita destreza e foi certeira tanto em seu diagnóstico quanto na conduta utilizada, se embasando em conhecimento da área para uma boa abordagem.
Feedback da tutora: Sugere que em casos de dor abdominal em mulheres, é importante esclarecer sobre o ciclo menstrual, presença de dor durante ou antes da menstruação, leucorreia, realização de exames ginecológicos como o papanicolau e dor após relações sexuais. Além disso, ao considerar queixa relacionada ao fígado, é recomendado verificar a mucosa oral, mucosa ocular e a esclera do olho para excluir icterícia. Recomenda-se também fazer uma escala de dor numérica e realizar palpação profunda do abdômen na parte hipogástrica e na fossa ilíaca.
Feedback da atriz: Relata ter se sentido acolhida e satisfeita com a consulta. A abordagem da profissional esclareceu quanto a questão e forneceu alivio para a preocupação da paciente.
Reflexão: Hoje o dia foi bastante produtivo. Achei a consulta da Naila incrivel e me supreendi com a abordagem e orientações dela. Treinamos mais uma vez no laboratorio junto aos monitores, e me senti ainda mais preparado para uma abordagem acerca das manobras abdominais.
Comments