Pulmões
Traqueia -> Aquecer, ajudar na filtração e produção de muco / Não consegue colapsar por conta dos anéis das cartilagens hialinas da traqueia fornecendo a resistência e mantendo a luz da traqueia. Pode ter mínima dilatação ou constrição por causa dos músculos traqueais na frente da cartilagem hialina.
Cartilagem hialina -> Tende a calcificar (pontos de calcificação, perde um pouco de mobilidade)
Lâmina própria -> Suporta o próprio epitélio
Célula caliciforme -> Produção de muco que forma uma barreira mecânica para uma camada de proteção
Fumantes perdem os cílios não conseguindo empurrar o muco, além de tudo as células caliciformes diminuem a produção do muco
Depois dos brônquios segmentares vai haver o os bronquíolos musculares/primário (musculo liso em volta dele) que não tem cartilagem hialina. Broncodilatador funciona a partir do bronquíolo primário. Depois vai haver o bronquíolo terminal e respiratório. Vai diminuindo de tamanho a partir do bronquíolo muscular Vai sofrendo uma transição, sai de pseudoestratificado e vai virando simples pavimentoso.
Bronquíolo terminal -> é a última estrutura da zona de condução e tem células pseudoestratificadas ainda, porém a troca efetiva só é feita a partir da parte que é formada por tecido epitelial pavimentoso.
Depois vem os ductos respiratórios (continuação do bronquíolo respiratório que vai levar o ar aos alvéolos) e os sacos alveolares (conjunto de alvéolos nutridos por um único ducto). Enfisema aumenta a complacência pois destrói os septos interalveolares tornando-os gigantes.
Coloca coloração -> Lugol para fixar -> Álcool para descorar a camada de quem é mais fina, gram – vai descorar -> no final vai jogar Safranina que é rosa, como gram – descora vai ficar róseo quando joga Safranina.
Gram traz informações quanto a coloração (Gram), morfologia e arranjo da bactéria
Estafilococos -> Em formato de cacho de uva
B.G.N -> E.Coli
C.G.P -> Cocus Gram +
C.G.N -> Cocus Gram –
Cultura -> Mostra o agente causador
Antibiograma -> Testa-se no agente causador diversos ATB para descobrir qual é mais efetivo
Pode haver padrões de antibiogramas diferentes para por ex.: E. Coli ou alguma outra bactéria
Reflexão: Hoje vimos toda parte pulmonar, árvore brônquica, brônquios, bronquíolos e toda estrutura respiratória. É um pouco complicado por suas várias bifurcações e áreas, porém os nomes são intuitivos visto a região que estão localizados. Vimos também a microscopia das regiões pulmonares tais como suas estruturas. Na segunda parte da aula vimos a parte laboratorial referente a bactérias, coloração gram, cultura e antibiograma.
Achei muito produtivo o dia de hoje.
Comments